Introdução ao WordPress: Parte 1

A Internet está em constante expansão e hoje em dia todo mundo pode, facilmente, criar e manter um site de qualidade com os recursos disponíveis. E o WordPress, está entre os melhores recursos disponíveis. De simples instalação e agregação de novas funcionalidades, o WordPress é uma pérola em um oceano de ferramentas para desenvolvimento de  simples blogs à sites e portais complexos.  Alie isso a uma ampla comunidade de desenvolvedores que enchem a internet de informações dúvidas e respostas, e você terá uma ferramenta muito difundida e estudada, o que lhe dará mais segurança e flexibilidade ao lidar com ela, em relação às ferramentas pagas existentes.

Para começar a brincadeira você pode instalá-lo em seu próprio computador, apenas para começar a se entender com ele. Mas para isso precisamos ter em mente algumas coisas: O WordPress é uma plataforma CMS (content managment system, ou sistema de gerenciamento de conteúdo) escrita em PHP, que é a linguagem de programação entre as mais difundidas para criação de aplicações para web e que guarda seus dados em um Banco de Dados chamado MySQL, um banco super leve e prático.

De repente a simplicidade deu lugar a uma sopa de letrinhas? Não se preocupe, baixe o VertrigoServ, Wampp ou o Xampp, que esses caras lhe ajudarão no processo. São aplicativos que trazem consigo o banco de dados MySQL e o Apache (que é o que você precisa para rodar o PHP). Claro, também podemos publicar o site diretamente em um servidor como a Locaweb, UolHost, Infolink, Hostmidia ou o Hostnet entre outros.

Uma vez que todo o ambiente está preparado, chegou a hora de instalar o WordPress. Baixe a última versão em http://br.wordpress.org/ e você terá um arquivo zipado (comprimido) com uma pasta chamada “wordpress” dentro. Extraia o conteúdo desta pasta para a pasta raíz do seu servidor (pasta /www/ da instalação do vertrigoServ ou  /public_html/ como é normalmente chamada em servidores externos, como a Locaweb, utilizando um programa de FTP).

Essa é a famosa “Instalação de 5 minutos” onde você só precisa informar alguns dados iniciais para começar. Mais informações sobre a instalação aqui: http://codex.wordpress.org/pt-br:Instalando_o_WordPress.

Siga os passos e pronto, seu site já está pronto para ser personalizado e ter seu conteúdo publicado.

 

 

 

 

 

Um comentário sobre “Introdução ao WordPress: Parte 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *